Por maioria de votos, a 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) considerou regular a amortização contábil de ágio pelo banco Santander. A decisão está relacionada à aquisição do Banco Real pelo Santander, ocorrida em 2008. O colegiado concluiu que a amortização contábil do ágio, que consiste no registro do ágio na contabilidade sem abatimento de valores da base dos tributos federais, não tem efeito fiscal.
O processo, que envolve uma cobrança bilionária, começou após o Santander realizar a amortização contábil do ágio após a incorporação de ações em 2008, com a amortização fiscal do valor ocorrendo a partir de 2009. Na Câmara Superior, por cinco votos a três, decidiu-se que a amortização contábil não impacta na posterior amortização fiscal. A operação foi realizada por determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Leia aqui na íntegra: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/carf-permite-amortizacao-contabil-de-agio-12072024
Contatos
contato@equifis.com.br
(19) 3052-0143
Endereço
Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 955
5º Andar Sala 505
Piracicaba – São Paulo – CEP 13414-157 – Brasil